O website Mashable, assinala o 30 de junho como o Dia Mundial das Redes Sociais desde 2010. Sabias que 86% dos seguidores de uma marca, no Facebook, a recomendam aos seus amigos na rede? Aqui, n’O RAIO DO BLOG, não podíamos deixar passar a data sem te dar 5 dicas preciosas para a tua marca obter sucesso neste meio. Ora toma atenção:
- Aposta em conteúdo relevante
Elabora uma lista de temas pertinentes a serem abordados nas tuas páginas. O conteúdo deve ser segmentado por público e por rede social. Lembra-te que se trata de públicos diferentes e, por isso, deves prever que tipo de tópicos os poderá interessar. Aposta na simplicidade e na pertinência. Acrescenta algo de relevante. É mais importante a qualidade do que a quantidade!
- Mantém a tua página atrativa
Lembra-te que a tua marca tem um nome, um logótipo, uma imagem associada. Sê fiel em toda a comunicação visual e cria um fio condutor para os teus posts. Poderás criar templates, ajustados aos temas que estabeleceste anteriormente, que te vão ajudar a manter a coerência e a fácil identificação da marca por parte da audiência.
- Cria uma relação com os teus seguidores
As redes sociais são precisamente isso: um meio onde as pessoas socializam, trocam opiniões e partilham conteúdo. Cuidado para não transformares as tuas páginas em meros murais de notícias, novidades e campanhas que não trazem nada de relevante para o público. Eles querem conteúdo de interesse, sobre o qual possam dar o seu parecer, que possam partilhar, que acrescente algo de novo. O teu objetivo deve ser criar um vínculo com a tua audiência e gerar reações que a aproxime da tua marca. Responde aos comentários, está atento às partilhas e dedica-lhes toda a tua atenção, seja para agradecer um elogio ou justificar uma crítica.
- Torna-te omnipresente
A tua marca pode estar em todas as redes sociais possíveis e imagináveis, mas convém que o teu público a consiga encontrar facilmente. “Faz a ponte” entre as várias redes, divulgando em cada uma delas a tua presença nas restantes. Anuncia no LinkedIn que tens página no Facebook, no Instagram que estás no Twitter. Fornece os links dos teus perfis e apela à visita. Não esperes que te encontrem, vai à procura dos teus clientes!
- A dica do costume: avalia os resultados!
Define com que periocidade vais medir os resultados obtidos pelas tuas páginas e faz comparações. Tenta perceber que tipo de conteúdo tem mais sucesso e gera mais interações. Aposta naquilo que os teus seguidores mais gostam. Dá-lhes o que eles procuram! Identifica os pontos a favor e aposta neles, melhorando aqueles que não trazem o retorno que esperavas. E claro: testa e aposta sempre na inovação!
Boa sorte 😉