dicas para fazer o CV

Quando uma oportunidade de emprego pode estar a um curriculum de distância é fundamental fazer com que este seja um reflexo do que somos enquanto pessoa e profissional. É, afinal de contas, o nosso cartão de visita para o empregador!

Seguem abaixo algumas dicas para fazer o CV que te vai destacar dos outros candidatos!



#1 O tamanho conta!

1 ou 2 páginas é considerado o tamanho ideal para um Curriculum Vitae. De facto, estudos concluíram que um empregador gasta, em média, 12 segundos a ver um curriculum durante um processo de recrutamento, por isso é fundamental que sejas organizado e direto!

 

#2 Menos… é mais!

É importante colocar tudo o que é relevante – mas sem colocar informações desnecessárias que não se adequam ao cargo. Por exemplo, indicar a escola secundária frequentada é apenas relevante caso a formação tenha sido técnica / específica para a posição a que te candidatas.

 

#3 Organização é a chave!

Para fazer um CV bem organizado é fundamental:  AGRUPAR a informação (ex. Habilitações, Experiência,…) + ORDENAR da mais recente para a mais antiga + DESTACAR o que é mais relevante em cada tópico (por exemplo: em cada experiência profissional podes indicar, para além da função, quais as principais responsabilidades e objetivos alcançados dentro da empresa).

 

#4 Cuidado com a “hortografia”…

Uma segunda (ou terceira) revisão ajuda sempre! Um CV com erros ortográficos pode rapidamente excluir-te em relação a outro candidato com as mesmas capacidades!

 

#5 A melhor verdade, nunca a mentira!

Destaca os teus sucessos e competências e não menosprezes as tuas capacidades… mas nunca com mentira!
Mesmo que consigas o emprego as tuas falhas ficarão expostas e rapidamente se perceberá que não eras indicado para o cargo, o que levará a frustração tua e de quem te contratou!

 

#6 A foto… a armadilha!

Acompanha o CV de uma foto tua mas cuidado: fotos pouco profissionais, recortadas de fotos de grupo ou sem resolução podem ser razões de exclusão.

 

#7 Para cada posição, um CV.

Toda a informação que colocas no CV, incluindo determinadas soft skills, formações extra como workshops ou anteriores experiências profissionais, podem e devem ser adaptadas ao cargo a que te candidatas.

 

#8 O teu CV, o teu ESPELHO.

O teu CV deve ser a tua oportunidade de brilhar e um reflexo da tua personalidade!
Ao analisar o curriculum o empregador vai formar uma expectativa, que espera ver confirmada no momento da entrevista, por isso, adapta o CV à empresa a que te candidatas mas mantém-te fiel a ti mesmo!

 

#9 Os olhos também contratam

Um aspeto clean e um design apelativo ajuda destacar o teu CV da concorrência! Opta por um design limpo e organizado, que destaque as informações e seja de leitura fácil e rápida!

 

#10 Para além do CV

Para além do CV em si há vários aspetos a considerar:

A EMPRESA:

A empresa está a RECRUTAR? É sempre possível enviar uma candidatura espontânea mas as chances de sucesso são mais elevadas se a empresa estiver a recrutar.
Investiga a CULTURA da empresa. É informal, conservadora, tradicional,… ? As redes sociais são uma ajuda preciosa para compreender a cultura da empresa e ajudar a adaptar o tipo de CV / candidatura a fazer.

O FICHEIRO:

Ao enviar o CV garante que o FORMATO é fechado para garantir formatação (ex. PDF) e suficientemente leve para ser enviado e recebido por qualquer serviço de email (nunca ultrapasses os 10MB).
O NOME do ficheiro deve ser indicativo do que se trata e de quem é. Podes dar um toque personalizado colocando o nome da empresa. Ex.: CV_veraOliveira_BOOMER.pdf

O CONTACTO:

ASSUNTO  do email deve ser explícito e personalizado. Ex.: Candidatura a Posição X (ou algo mais criativo e adaptado à empresa!)
O REMETENTE deve ser sempre, sempre no singular! (Sempre!) O envio do email deve sempre ser personalizado para um empregador só, sem CC, BCC ou textos genéricos!
Acompanha o teu CV de uma CARTA / EMAIL  com uma apresentação, dirigida a quem vai analisar a tua candidatura. Escreve algo breve mas destaca porque te candidatas à posição e o que faz de ti o candidato ideal!

 

Espero que as dicas ajudem e boa sorte na pesquisa da tua oportunidade de brilhar!

 

Right on TARGET ou Right on TRASH?

Comentários


Post navigation


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *