MAD MEN |

MAD MEN é uma série bastante aclamada pela crítica e vencedora de 16 EMMYS e 5 Globos de Ouro, que retrata com bastante detalhe e autenticidade, a América da década de 60.

A história centra-se no protagonista Don Draper (Jon Hamm), inicialmente um talentoso diretor criativo da Sterling Cooper e mais tarde um sócio fundador da Sterling Cooper Draper Pryce, mas também nas pessoas que o rodeiam a nível pessoal e profissional.

Através do enredo, mergulhamos no universo das agências de publicidade, bem como a vida pessoal dos personagens, recriando frequentemente os mais variados aspectos do quotidiano e da sociedade dos Estados Unidos nesta época. A série começa em Março de 1960 e termina em Novembro de 1970 até a conclusão da sétima temporada.

A título de curiosidade, MAD MEN foi criada originalmente em 2000 por Matthew Weiner e apresentada à HBO. No entanto, a série apenas estreou em 2007 através da AMC, com a produção da Lionsgate Television. Este adiamento deveu-se em grande parte à HBO que se recusou a avançar com a série, preferindo concentrar-se apenas no sucesso da série Os Sopranos. Mais tarde, o projecto foi recuperado pela AMC naquele que é conhecido como um dos grandes erros da HBO, como admitiria mais tarde Richard Plepler, grande fã da série e… CEO da HBO.

 

THE IT Crowd |

Uma máquina de stress, um número de emergência do tamanho de um passatempo da TVI, um “screensaver” com fogo real e a destruição de um acordo entre duas empresas por causa de um par de sapatos…. São só algumas das razões para ver The IT Crowd – e isto tudo é só um episódio!

Esta sitcom britânica estreou em 2006 no Channel 4 e arrecadou os prémios BAFTA e Emmy Internacional de melhor série de comédia.

Com 4 fantásticas temporadas (daquele tipo de comédia que só os britânicos sabem fazer), a série segue os 3 elementos da equipa de IT das indústrias Reynholm – uma empresa moderna, futurista e organizada que contrasta com a cave escura e esquecida onde trabalham os protagonistas.

Roy (Chris O’Dowd) e Maurice Moss (Richard Ayoade) são os especialistas de IT que se vêm a braços com uma nova responsável de departamento – Jen Barber (Katherine Parkinson) – que mal sabe a diferença entre hardware e software.

Desde as inúmeras tentativas de Roy de encontrar uma companheira, aos esforços de Jen de tornar o departamento de IT “reconhecido” na empresa, à personalidade excêntrica e inocente de Moss, cada episódio é um misto de desventuras hilariantes. Embora tenha como base os estereótipos do nerd solitário e incompreendido e ainda que com tecnologias (graciosamente) desatualizadas, vale totalmente a pena ver, principalmente para quem trabalha na área do IT ou similar!

 

Black Mirror |

Se para alguns o 1º episódio da Temporada 1 foi um choque, para outros foi um pretexto para ficar agarrado a tudo o que se seguiu. Black Mirror – do criador Charlie Brooker – resume em cerca de 19 episódios esmagadoras distopias geradas pela emancipação tecnológica. A violência psicológica sentida em grande parte dos episódios ilustra a forma totalitária de uma futura sociedade absolutamente alienada onde os afetos serão esquecidos. A série estreou em 2011 na emissora Channel 4 e foi posteriormente adquirida pela Netflix.

À semelhança de 1984 de George Orwell, Kallocain de Karin Boye ou mesmo da série televisiva Hand’s Maid Tale de Margareth Atwood, assistimos a uma abordagem televisiva onde a distopia ganha novamente terreno.

Para todos aqueles que convivem diariamente com a ciência moderna, o melhor é não perderem esta série.

Quem sabe se uma 5ª Temporada de Balck Mirror possa chegar em breve. Muito breve.

 

O NEGÓCIO | 

Muito já se escreveu sobre marketing. A internet está povoada de artigos, dissertações, blogues, vídeos e imagens que falam sobre o tema: marketing. Alguns filmes abordam também o assunto. Aplicado a todas as áreas de negócio. Mas, pela primeira vez, uma série abordou o assunto de uma perspetiva completamente diferente: a prostituição de luxo. Estamos a falar da série O Negócio, produção brasileira da HBO que foi lançada em 2013 e que, em Portugal, está a ser atualmente transmitida pela SIC Radical. A série que conta com 4 temporadas, afirmou-se no Brasil como a melhor e mais longa produção nacional de um canal pago. Com um elenco de luxo, O Negócio explora a importância do marketing para o sucesso das empresas. Uma mistura de comédia e drama da vida real de quatro mulheres que agarra os telespectadores pela criatividade do guião, aliado a um elenco de topo. Enquanto marketeer, a originalidade da série despertou a minha atenção. Por um lado, pelo facto de, em cada novo episódio, uma regra de Marketing ser aplicada ao serviço da “profissão tabu”. Por outro lado, por permitir perceber que, apesar de tanto se escrever e teorizar sobre determinada “regra”, tal como noutras áreas de negócio, muitas vezes estas regras falham e é preciso ter a capacidade para perceber porquê e corrigir erros.

Dia Mundial da Televisão – 4 séries que não vais querer perder

Comentários


Post navigation


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *