O Marketing Digital é uma área muito vasta que se desdobra em múltiplas vertentes e tem uma complementaridade com o Marketing em geral.  Estando em constante crescimento e mutação, é necessário uma permanente atualização sobre as últimas tendências, novas mudanças ou previsões futuras de modo a alcançar os melhores resultados.

Atualmente há inúmeras formas de consumir conteúdo de praticamente todos os ramos do Marketing Digital, seja através de cursos presenciais, workshops, livros, vídeos online, podcasts, entre outros. O Livro é um excelente meio para adquirir conhecimento devido a ser prático, acessível e, mais importante, haver publicações regulares dos melhores profissionais da área.

Devido à imensa dimensão de vertentes do Marketing Digital, neste artigo reunimos 5 livros essenciais para o Marketing Digital em geral, atualizados e úteis a qualquer profissional que esteja inserido na área. Se estudas, trabalhas ou pelo menos tens interesse sobre a área, não podes perder a seguinte lista:

 

1 – Os 8’Ps do Marketing Digital (Conrado Adolpho)

 

 

O livro “8P’s do Marketing Digital” do brasileiro Conrado Adolpho é uma verdadeira “bíblia” sobre Marketing Digital, sendo um excelente partido para desenvolver uma visão geral sobre a área. Com quase 1000 páginas, tem uma abordagem balanceada entre a componente estratégia e a parte prática, apresentando uma centena de estudo de casos além de inúmeras dicas de ferramentas aplicáveis às mais variadas situações. É um verdadeiro guia estratégico, táctico e operacional, essencial na estante de qualquer pessoa ligada à área do Marketing Digital.

 

2 – Marketing Digital para Empresas (Vários Autores)

 

 

André Novais de Paula, André Zeferino, Frederico Carvalho, Marco Gouveia, Paulo Faustino e Virgínia Coutinho: um elenco de luxo do Marketing Digital em Portugal que juntos elaboraram um guia prático da área. Com uma abordagem direta sobre plataformas e meios, como Google Ads ou Email-Marketing, além de um capítulo dedicado a “Medição e Performance”, este livro pretende ser um verdadeiro manual de melhores práticas, garantido um aumento dos resultados nos meios digitais.
Lançado em Outubro de 2018, é um excelente complemento ao “Os 8P’s do Marketing Digital” pela sua abordagem concisa e direta à componente prática.

 

3 – Digital Marketing Analytics (André Zeferino)

 

 

A análise de dados tem um destaque em particular nesta lista pela sua extrema importância e aplicabilidade em todas as vertentes do Marketing Digital. O André Zeferino, especialista no tema, lançou um livro denominado “Digital Marketing Analytics” que é um excelente guia para saber medir, interpretar e actuar sobre toda a componente analítica associada às estratégias e ações do Marketing. Ao longo de sete capítulos, com vários exemplos e figuras, o leitor ficará capaz de saber lidar e usar este importante elemento para obter os melhores resultados possíveis.

 

4 – Hey Whipple, Squeeze This (Luke Sullivan  & Edward Boches)

 

 

Escrever bem é uma arte extremamente valiosa na área do Marketing Digital pois a escrita (também denominada copywritting no jargão da área) está presente em quase tudo, como por exemplo a escrita de anúncios apelativos para o Facebook Ads ou a escrita de artigos para um blog.
O “Hey Whipple, Squeeze This” não é um livro especificamente dedicado ao Copywritting mas sim à publicidade como um todo, onde o Copywritting é parte essencial e acaba por ser evidenciado ao longo de todo livro. Através de exemplos e dicas de melhores práticas, os autores pretende estimular a criatividade dos leitores, ensinando-os a escrever melhor e de acordo com cada situação. É um livro recomendado a qualquer interessado na área do Marketing Digital pois o Copywritting é de facto uma poderosa ferramenta aplicável em quase tudo.

 

5 – Unmarketing 

 

 

Num mundo cada vez mais competitivo onde os consumidores são impactados diariamente com inúmeras marcas e produtos, é necessário haver diferenciação para as empresas poderem sobreviverem e terem sucesso. “Unmarketing” de Scott Stratten é um livro que pretende ser disruptivo contra as práticas habituais da área, com a premissa que o consumidor “já está farto da comunicação habitualmente feita”
Direto e mordaz, o “Unmarketing” é um livro que deve ser lido pelos pensamentos inovadores e ideias criativas que oferece, ficando ao critério de cada um o desenvolvimento e aplicação das mesmas.

5 Livros Essenciais de Marketing Digital – 2019

Comentários


Post navigation


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *