Lampada colorida de criatividade

 

No dia 17 de novembro celebra-se o Dia Mundial da Criatividade, uma ode à exploração das capacidades da mente humana e da libertação da imaginação.  A Criatividade pode ser definida como a capacidade de resolver problemas, descobrir soluções e ter ideias originais e, por isso, anda muitas vezes de mão dada com o Marketing.
Num mundo cada vez mais competitivo, as empresas precisam cada vez mais de fazer uso da criatividade para se poderem destacar e alcançar bons resultados. Esta diferenciação é necessária, não só numa vertente comunicacional, mas também em todas as outras ações e estratégias da empresa, desde a novos produtos, serviços e até parcerias.

Aliar a criatividade à comunicação é uma excelente forma de destacar uma campanha de publicidade e potencialmente viralizar a mesma, ajudando a aumentar a sua divulgação, a disseminação do seu conteúdo e a aumentar a interação do público.

Ser regularmente criativo é um processo árduo mas que efetivamente pode ser muito recompensador! Reunimos algumas das campanhas de publicidade mais criativas que foram recentemente feitas em Portugal, desde um detergente ao futebol, para que possas ver o melhor que se faz cá dentro e quem sabe, ganhar alguma inspiração:

 

  • É quase a mesma coisa mas não é.

A contrafacção de equipamentos oficiais é um problema em crescimento nos clubes desportivos e com o objetivo de sensibilizar os adeptos e apelar à compra de merchandising oficial, a agência criativa Carmen desenvolveu uma campanha para o Sporting CP. Os jogadores do clube de Alvalade entraram em campo, num jogo oficial da Liga NOS com os nomes nas camisolas mal escritos criando uma exposição sensacional pela criatividade e reverência da ação.

 

  • Um perfume que se veste mas que também se despe.

A Rally, agência do grupo Mediabrands, levou mais longe o conceito de inovação ao fazer uma viragem completa na comunicação tradicional que costuma ocorrer no segmento dos detergentes. Veiculando a marca Surf, foram desenvolvidos vários vídeos com um homem em tronco nu, o modelo Gonçalo Teixeira, a promover o detergente em diversas situações do dia a dia. Esta aposta revelou-se um autêntico sucesso, alcançando um milhão de visualizações nos primeiros 10 dias, entrando no top 5 dos vídeos mais populares no Youtube em Portugal uns meses depois. Este projeto representou um autêntica viragem no plano de comunicação da Surf, optando a marca por, posteriormente, complementar a comunicação do Youtube com mupis e meios televisivos.

 

 

  • Isto choca?

Num mercado tão competitivo e abundante como o das revistas de entretenimento em Portugal, a capacidade de se destacar é uma tarefa hercúlea desejada por todas as publicações.
Neste seguimento, o risco foi feito com o mote de sensibilizar o público para o movimento LGBT, abordando a questão de uma forma irreverente e impactante. Na edição de julho de 2017, a revista Cristina chegou às bancas com duas capas, uma com um casal de homens a beijar-se e outra com um casal de mulheres, lançando a campanha “Isto Choca?”.

Pela polémica social do tema e consequentemente pela abordagem inesperada, as capas tiveram uma enorme repercussão principalmente nas redes sociais. A revista viralizou e a iniciativa foi um sucesso, dando seguimento à luta contra o preconceito associado à homosexualidade.

 

 

  • “À sua conta vai haver sangue”

Uma ação de parceria entre a Fox e o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) resultou numa criativa campanha que teve repercussão internacional.
A agência portuguesa TORKE+CC desenvolveu uma campanha para promover a 4º Série de “Walking Dead” na Fox dando origem a uma loja em Lisboa – posteriormente alastrada a várias cidades do país – onde as pessoas podiam doar sangue e em troca receber merchandising da série exibida pelo canal.

Este projeto teve um enorme sucesso com mil e duzentas unidades de sangue recolhidas, ajudando à divulgação do lançamento da série e da causa do IPST, que estava inclusive com queda de dadores.

 

 

  • Novo desporto nacional?

O projeto Cobblestone Riders, criado pela FCB Lisboa é o exemplo da presença da criatividade e da inovação em várias vertentes, desde o produto à comunicação.
Com o objetivo de promover o canal de desportos de ação Fuel TV, o projeto deu azo ao nascimento de uma nova modalidade de skate, usando uma tábua de skate que se encaixa nos carris de elétrico de forma a impulsionar-se.
Os vídeos de apresentação foram um autêntico sucesso no youtube, recebendo a ação o grande prémio da M&P Criatividade Inovação .

 

 

Campanhas de Publicidade Criativas em Portugal – Dia Mundial da Criatividade

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