Ver editado um projeto literário –  ou experimental – pode não ser tão difícil como pensas. A edição na atualidade promove várias formas de veres o teu trabalho nas bocas do mundo. Hoje, o Raio do Blog deixa-te 10 dicas que podem ajudar.

  1. Envia o teu original para uma editora que publique o género literário que desenvolveste. Um projeto de ilustração, por exemplo, pode chegar a uma editora de literatura infantil; um projeto de poesia, deve ser rececionado por um editor que publique livros de poemas, e assim sucessivamente. Se for aceite pela editora, negoceia o melhor contrato possível e informa-te bem dos teus direitos.
  2. Se o teu manuscrito for recusado, não desesperes! Podes sempre tentar contactar editoras menos tradicionais em que pagas um dado valor para publicarem o trabalho e ainda te ajudam a vender a obra em locais especializados.
  3. Opta pelo self-publishing. Usa o dinheiro do teu mealheiro para imprimir meia dúzia de exemplares e procura vender em feiras de publicações independentes. Cada vez há mais encontros e feiras para o efeito e o aluguer de um espaço para expores o teu trabalho, pode ser um investimento benéfico.
  4.  O print-on-demand é uma tendência que não podes negligenciar. Podes construir o teu livro sem investimento inicial, uma vez que a impressão é feita à medida que os livros vão sendo vendidos. Não corres o risco de ficar com um armário de stock.
  5. Procura pedir vários orçamentos para conseguires imprimir – com qualidade – a obra sem gastares muito dinheiro. Podes optar por uma impressão de poucos exemplares em digital, num gráfica de confiança. Imprimir em casa, só deverá ser uma opção válida se procuras uma ideologia kraft.
  6. Usa todas as ferramentas de marketing digital disponíveis para promoveres a obra. Constrói um website onde seja possível ver um pouco do teu trabalho. As redes sociais também são uma estratégia importante para a divulgação do produto.
  7. Organiza um lanche de apresentação do livro. Como amigo-traz-amigo, poderá ser interessante dares a conhecer o teu trabalho de uma maneira informal com um convívio literário.
  8. As consignações podem ser uma opção válida para a comercialização do teu projeto. Procura estabelecimentos que aceitem projetos livres para terem em exposição e negoceia uma margem confortável para ambos.
  9. Caso o teu target seja outros, os livros digitais são cada vez mais uma opção. Podes disponibilizar algumas páginas de livre acesso para deixar os leitores curiosos e melhor que tudo, não tens custos de produção!
  10. Enviar um exemplar a um líder de opinião pode ser vantajoso. As book talk são uma tendência na web e podem trazer-te muitos compradores.

Procurar vários canais de comunicação, é sempre a chave para projetos bem-sucedidos!

10 DICAS QUE TE VÃO AJUDAR A PUBLICAR UM LIVRO

Comentários


Post navigation


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *