Hoje comemora-se o Dia Mundial do Turismo, um dos setores económicos com o mais rápido crescimento do mundo e dos mais avançados do ponto de vista digital.

 

É inegável que os avanços digitais estão a transformar a forma como nos ligamos e nos informamos mas também o nosso comportamento de compra, ou seja, a costumer journey do turista, desde a pesquisa, escolha/avaliação, reserva e partilha com “o mundo” das suas experiências de viagem, mudaram radicalmente na última década.

 

O Turismo tem tido um contributo cada vez mais significativo para Portugal e, sobretudo, para a Região do Porto e Norte de Portugal, representando atualmente cerca de 9% do PIB. A nível nacional, o balanço é positivo, com a economia nacional a ganhar quase 9 mil milhões de euros, de acordo com a Organização Mundial do Turismo*.

 

O marketing tem, por isso, um papel fundamental para o crescimento, a inovação e a criação de valor para o setor. Neste artigo, enumeramos 10 tendências de marketing no Turismo que qualquer profissional de marketing e comunicação desta área deve considerar na sua estratégia:

1 – Economia de Experiência

Em janeiro de 2018, os gastos com viagens compradas em desktop situaram-se entre os 350 e os 460 euros por pessoa, nos 5 maiores países da U.E., com a Alemanha a liderar este ranking (EU Travel Report, 2018).
Mas, afinal, o que procuram os turistas de hoje? A resposta é simples: experiências. De facto, e sobretudo os millenials (pessoas entre os 18 e os 34 anos) estão a reduzir os seus gastos com bens materiais e a gastar cada vez mais em “experiências”. Um estudo da “American Express” concluiu que 85% dos millenials considera que os gastos com viagens são um investimento, um enriquecimento de vida, ou seja, são aquilo a quem chamamos “experience seekers”. Importa também perceber que os destinos escolhidos estão igualmente a mudar, fruto das novas motivações para viajar e do orçamento disponível que é cada vez maior.

2 – Customização

Um consumidor está exposto a mais de 10 mil mensagens de marcas por dia (Associação Americana de Marketing). O segredo do sucesso é a personalização da comunicação.
Sabendo que os consumidores de turismo procuram, cada vez mais, experiências autênticas e personalizadas, as marcas devem ser capazes de analisar os dados que lhes permitem direcionar ofertas customizadas e acompanhar as preferências dos consumidores. É, por isso, fundamental conhecer os diferentes consumidores e o que querem da indústria do turismo, que experiências procuram e a forma como se relacionam com ela.
85% das pessoas reconhecem que os roteiros customizados são muito mais apelativos, ou seja, a personalização acrescenta valor ao serviço da empresa.
A definição das personas para os canais digitais é fundamental para comunicar de forma eficaz com os consumidores não só nos canais online como também no offline.

3 – Imersividade

Com a introdução do vídeo 360º no Facebook e no Youtube, muitos destinos turísticos melhoraram a sua presença nestes meios, dando a oportunidade aos visitantes das suas páginas de ter uma experiência imersiva nestes destinos, gerando altos níveis de engagement.
Acompanhando esta tendência, a Realidade Virtual permite aos destinos turísticos a possibilidade de proporcionar aos consumidores a oportunidade de experienciar o destino antes de visitá-lo, por exemplo, visitas virtuais aos resorts e quartos de hotel, ou seja, a possibilidade de ter um “look and feel” do destino.

4 – Reviews

O TripAdvisor, o maior site de viagens, é também aquele que agrega o maior número de reviews relacionadas com empresas do setor do Turismo, contando com 660 milhões de reviews (dados de março de 2018) e opiniões de mais de 7 milhões de hotéis, companhias aéreas, equipamentos e restaurantes. Atualmente, mais do que apenas consultar as reviews antes de escolherem a empresa com quem vão fazer uma reserva/compra, os clientes estão atentos à forma como as empresas respondem online a essas mesmas reviews e a utilizá-lo como fator de decisão. A confiança é, cada vez mais, um argumento de peso para o setor do Turismo.

5 – Mobile First

O mobile é cada vez mais utilizado no que respeita às reservas online, estimando-se um crescimento superior a 75% de 2015 -2020 (TrekkSoft, 2018) na reserva de viagens online e entradas para atrações turísticas. 79% dos turistas que pesquisaram voos no no Skyscanner com um dispositivo móvel em 2017 concluíram a sua reserva, representando um aumento de 70% face a 2016 (Skyscanner, 2018). Hoje, 49% das reservas diretas já são efetuadas online, o que reforça a importância de ter um sistema de reservas otimizado para mobile (TrekkSoft, 2017).

 

 

Fonte: Google Consumer Insights, 2018
“Percentagem de utilizadores de smartphones que pesquisam, reservam e planeiam as suas viagens para um destino turístico através de um dispositivo móvel”

 

6 – APPs

Em 2018 estima-se que 2 mil milhões de pessoas utilizem APPs de mensagens, tais como Facebook Messenger, WhatsApp e Snapchat. Os marketeers estão a aproveitar estes canais para aumentar a notoriedade das marcas, difundir conteúdos, publicitar, gerar leads, dar apoio ao cliente, etc.

7 – Inteligência Artificial

Com as ferramentas de I.A. cada vez mais acessíveis e com um custo inferior, as empresas estão a aproveitá-las, por exemplo, para melhorar as suas campanhas de publicidade online, proporcionar uma melhor experiência dos visitantes no website ou para o apoio ao cliente através de chatbots.

8 – Influenciadores Digitais

Youtubers, instagramers, bloggers… Os digital influencers inspiram quem os segue, despertando o investimento das marcas nas suas páginas. Um novo fenómeno está, no entanto, a surgir: já não são só os rostos conhecidos da televisão, da moda ou do desporto, são cada vez mais “anónimos” que vingam nestes meios, ou seja, os designados micro-influenciadores, pessoas com audiências de nicho e com uma ligação muito forte aos seus seguidores.

9 – Otimização em tempo real

O mundo digital veio mudar a forma como o gestor de marketing analisa os resultados de uma campanha. Hoje, não basta fazer uma avaliação pós-campanha. Os dados e a otimização em tempo real tornou-se imprescindível e é um aspeto crítico de qualquer estratégia de marketing. É impossível falar em otimização sem falar em conteúdo. Sim, o conteúdo é (mesmo) Rei!

10 – Diferenciação

A diferenciação é mais do que uma tendência, é a pedra de toque no setor do Turismo.
Na verdade, qualquer empresa / marca que não tenha uma proposta de valor baseada na diferenciação será “esmagada” pelo mercado, cada vez mais competitivo.
É fundamental, por isso, ter uma comunicação baseada na criatividade, com uma mensagem bem definida, para um target bem definido. E isto tudo de forma integrada, ou seja, a experiência do consumidor tem de ser similar nos diferentes canais, sejam online ou offline.

* Fonte: Organização Mundial do Turismo, Estudo “Tendências do turismo na União Europeia na última década até 2016”
Dia Mundial do Turismo – 10 tendências de Marketing no Turismo que os marketeers não podem ignorar!

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