jogos desenhados para designers

… designers will play!

Por esta altura já só conseguimos pensar em férias, praia, esplanadas e sol! Mas o post de hoje é  para aqueles dias em que o tempo está mais “farrusco” e nos arranca à força da toalha!

São sugestões de jogos especialmente desenhados para designers, programadores (ou outros interessados) que, para além de proporcionar horas de puro entretenimento, vos vão fazer competir em estatuto social com o maior craque do póquer ou do FIFA (sem promessas).

 

PIXACT.LY
O Pixactly é para os UI designers, os do olho atento, da grelha perfeita. O pressuposto é simples: são fornecidas uma altura e uma largura em píxeis e tudo o que é preciso fazer é desenhar a forma com as dimensões propostas. Fácil? Pois não.

 

Font Game
Consegues identificar uma fonte apenas com uma palavra? É um treino útil para chegar mais depressa à fonte perfeita ou quando é preciso identificar que fonte foi usada num determinado material.

The Bézier Game
Um jogo que serve de treino na arte de dominar a pen tool. (Para quem gosta de curvas!)

 

KERN Type
Um miminho para os obsessivos compulsivos: é dada uma palavra / frase onde o kerning está incorreto. O objetivo? Arrastar as letras e corrigir o espaçamento.

 

Shape Type
O Shape Type junta o domínio da pen tool e tipografia: o objetivo é corrigir a forma de diversos caracteres, em diferentes tipografias. Mais um para os perfeccionistas!

 

Hexinvaders
Uma espécie de Space Invaders mas em que é dado um código Hexadecimal que é necessário perceber para destruir o adversário correto. O desafio perfeito para quem sente saudades dos jogos da infância!

 

What the Hex?
Mais um jogo para apaixonados pela cor. É dado um código Hexadecimal e é “só” seleccionar a cor correspondente.

 

Color

O Color é um  jogo de perícia, mais do que conhecimento: há uma cor que é preciso corresponder seleccionando a cor certa no espectro. Começa de forma simples mas vai complicando até níveis viciantes!

 

Logo Quiz 
Consegues identificar uma marca apenas por uma parte do logo? Descobre aqui!

 

Brandseen
Um desafio que junta o conhecimento das marcas com boa memória e capacidade de reconhecer cor. O objetivo é identificar a cor de determinado logótipo que surge no ecrã, como o da Coca Cola, Batman ou Starbucks.

 

CSS Diner 
Para quem é mais fã de texto do que desenhos, o CSS Diner é um jogo e uma ferramenta de treino de CSS: o objetivo é cumprir uma série de desafios com um grau de dificuldade crescente para “colocar uma refeição na mesa”. (Acho eu. Não consegui chegar ao fim.)

 

Codecombat
Confesso que só experimentei o jogo (depois de testar requer uma subscrição paga) mas o conceito é muito interessante: temos de mover o nosso herói por diversos níveis utilizando apenas programação (há várias linguagens para escolher – Javascript, Python, CoffeeScript ou Lua). O jogo é direccionado para iniciantes e por isso os comandos são dados ao início e vão gradualmente aumentando a complexidade.

 

Para quem gosta do “old school” e prefere uma cartada com  amigos, também há opções para todos os gostos:

Tipografia: “A guide to typography”

Cor: “CMYK playing cards”

Design gráfico no geral : “The Design Deck”

 

 

Espero que as sugestões ajudem a passar o tempo nas férias que, toda a gente sabe, são sempre longas e penosas. 🙂

 

 

When the work is away…

Comentários


Post navigation


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *