tudo acerca dos Reis Magos

Hoje é Dia de Reis. Dia de cantar as Janeiras. Dia de arrumar as decorações de Natal. Dia de troca de presentes no país de “nuestros hermanos”. É, também, dia de recordar três nobres personagens que deram nome ao dia de hoje: os Três Reis Magos.

Achas que sabes tudo acerca dos Reis Magos? Se calhar não… Ora vejamos:

Primeiro, porque a identidade das 3 personagens bíblicas continua a ser uma verdadeira incógnita. Diz-se, até, que poderiam ser mais do que 12, embora, Baltazar, Gaspar e Belchior se tenham destacado devido à simbologia dos seus presentes. E, relativamente às suas nacionalidades, pensa-se que representavam os vários povos da época, de várias culturas. E, a “famosa” estrela cadente que os guiou até ao local de nascimento de Jesus, é, para muitos, o próprio menino.

É verdade, esta história é cheia de simbolismos e foi sujeita a várias interpretações que não ficam por aqui! Sabias que um monge inglês, no séc. XIX, chegou mesmo a caraterizar os três protagonistas deste dia? Ao que parece, Belchior originário da atual zona do Iraque, era o mais sábio do  grupo, teria uns 70 anos e cabelos brancos. Gaspar, era o mais novo, no auge dos seus 20 anos e vinha de uma povoação perto do Mar Cáspio. Por último, o mouro Baltazar, que teria 40 anos, partiria da Arábia.

Aos presentes que escolheram levar, foram atribuídos significados: o ouro, oferecido por Belchior, era sinónimo, como deves calcular, de riqueza e era oferecido a quem pertencesse à realeza. O incenso, oferecido por Baltazar, era símbolo de oração e teria propriedades calmantes. Quanto à mirra, oferecida por Gaspar, o mais misterioso dos presentes, teria propriedades medicinais!

A verdade é que os Reis Magos continuam a dar origem a inúmeros vídeos, músicas e paródias. Se os quiseres visitar, os seus restos mortais encontram-se na Alemanha, na Catedral de Colónia, e o túmulo é de ouro!

Mas já pensaste se tudo isto se passasse nos dias de hoje e se, na verdade, os Três Reis Magos fossem um Programador, um Designer e um Marketeer? Certamente que o cenário seria bem diferente, ora vejamos:

– Teriam feito uma sondagem no Facebook para decidir que presentes oferecer ao menino;

– Depois de escolhidos seriam, obviamente, gadgets com aplicações brutais para bebés;

– Os presentes seriam enviados num drone da Amazon e evitado uma viagem, de camelo (!), que lhes roubaria duas semanas de vida;

– Teriam desenvolvido uma APP com mapa com geolocalização integrada em vez de seguir uma estrela;

– Certeza mesmo é que, depois de lá chegarem, a primeira coisa a fazer seria tirar uma selfie com o protagonista. Tudo isto, seguido de um vídeo 360º em direto do estábulo para o Facebook;

– O designer, naturalmente, seria o último a entrar, porque ficaria cá fora a tentar adivinhar a fonte do logótipo do estábulo e a discutir o mau gosto da escolha dos pantones;

– E ainda, antes de partirem, passavam na estalagem para propor ao dono um site com gestão de reservas para que José e Maria não tivessem “ido ao engano” reservar um quarto e acabar a noite no estábulo!

Feliz Dia de Reis!

Um Programador, um Designer e um Marketeer entram num estábulo!

Comentários


Post navigation


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *