importância de reconhecer o valor do design

Parabéns a todos os colegas de profissão: hoje é o Dia Mundial do Design Gráfico!

A data, celebrada desde 1995, assinala o aniversário da International Council of Graphic Design Association e relembra a importância de reconhecer o valor do design e a sua capacidade de melhorar o mundo.

Mas hoje não falo das aplicações ou influências do design do mundo, mas sim do oposto: de como o mundo ou o nosso dia-a-dia influencia, a toda a hora, o nosso trabalho como designer.

Ser designer / criativo é ser uma esponja: tudo é, pode e deve ser inspiração, seja um filme, um livro, comida, música ou a última viagem àquela cidade maravilhosa! Ideias não nascem sozinhas e, para crescerem, precisam de sementes! Cabe-nos a nós plantarmos várias sementes que, mesmo sem termos essa percepção, ficam por cá guardadas, prontas para crescer no momento certo!

Por isso, deixo-vos 5 coisas que de alguma forma me inspiram todos os dias e me ajudam a manter a chama da criatividade acesa!

#1 : Diário Visual
Andar sempre com um caderno e um lápis é um hábito que tenho desde sempre e ajuda a que nenhuma ideia, pensamento ou inspiração fique por registar! E mesmo que o desenho não seja o vosso forte (como é o meu caso)… a prática leva à perfeição, certo?

(No site da Moleskine podem ver exemplos de diários visuais partilhados por utilizadores de todo o mundo!)

#2 : Pinterest
Para muitos é uma ferramenta mas para mim já se tornou um vício. É uma forma prática e visual de guardar tudo o que me inspira e de encontrar coisas novas! Uma dica: se estiverem à procura de inspiração para um projeto – um poster, por exemplo-, não utilizem filtros por projetos de posters ou design gráfico. A ideia pode surgir de uma tipografia que surge por acaso, num projeto web com uma grelha interessante ou mesmo num design de interiores que utiliza uma conjugação de materiais e cores inspiradora!

#3 : Conferências / Palestras
Ao vivo ou mesmo no TED.com, ouvir alguém inspirador a falar é um excelente boost à criatividade. Tem a capacidade imediata de nos transmitir vontade de mudar o mundo! Sempre que posso, tento assistir a conferências de pessoas da área criativa ou outras que considere interessantes e o efeito é sempre positivo!

#4 : Cinema
Seja a cor de um Grand Budapest Hotel, a luz de um Fabuloso Destino de Amélie ou a escuridão de um Sweeney Todd, há filmes que são praticamente inspiração em movimento.

#5 : Música
Seja para acompanhar o trabalho ou só para relaxar, está sempre lá, certo? E quando é a certa, o trabalho até flui melhor. Bonobo ou instrumentais para trabalho criativo (porque música com letra desconcentra!), Foo Fighters e The Black Keys para trabalho técnico que pede rapidez e não exige muito pensamento, The Beatles para trabalho mais lento e rotineiro. Estas são as minhas escolhas! E as vossas?

Feliz Dia Mundial do Design Gráfico!

Ser Designer = permissão para viver!

Comentários


Post navigation


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *