triádico, ballet, oskar shlemmer, modernista

Celebrou-se esta terça-feira os 130 anos de um dos mais importantes designers gráficos e artistas da História da Arte.

Docente na emblemática Escola de Arquitectura, Artes e Design, Bauhaus, Oskar Schlemmer deixou-nos um legado soberbo de pinturas, desenhos e esculturas de verdadeira vanguarda. Talvez a sua obra cardinal seja a sublime intervenção cénica o “Das Triadische ballet”. Este ballet foi a celebração máxima da inovação e da moderninadade, apresentado em Estuguarda em 1922. Schlemmer já trabalhava na sua performance desde 1914, período em que se inicia a 1º Grande Guerra.

Com vários dançarinos em cena, reproduzindo enúmeros gestos mecânicos, num espectáculo repleto de geometria e cor, Oskar descrevia-o como “matemática metafísica artística” e uma “festa em forma e cor”. Não era um ballet convencional, naturalmente, mas sim uma amálgama de danças, marionetas, esculturas, figurinos, formas, música…Uma verdadeira delícia modernista e obra prima de design.

Graças ao Youtube, é possível viajar no tempo sem sair da cadeira e reviver – ainda que pelo ecrã – este esmagador início do século XX.

“O próprio título era já uma criação…derivado de trias=o número três (tríade), era uma dança em três actos composto por sequências de três danças cujo sentido oscilava do cómico ao sério. Entre estes dois extremos desenvolvia-se a ‘Dança Tríade’, uma composição sinfónica de doze cenas de dança, cada uma envolvendo um, dois ou três bailarinos, com uma transição gradual do burlesco alegre da ‘Sequência Amarela’, através da atmosfera dignificada da ‘Sequência Cor-de-Rosa’ até à esfera mítico-heróica da ‘Sequência Negra’. O ‘Ballet Triádico’ de Schlemmer é, na verdade, uma peça antidança, uma forma de ‘construtivismo dançante’ que só podia ter sido criado por um pintor e escultor. […]”

Mulher com uma máscara de Schlemmer sentada numa das primeiras cadeiras em tubo metálico de Marcel Breuer. Fotografia de Erich Consemuller

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Oskar Schlemmer: O guarda-roupa do Ballet Triádico” na revista “Wieder Metropol”, 1926 no Teatro Metropolitano de Berlim

 

 

 

 

 

 

 

 

Figurinos Museu Neue Staatsgalerie de Estugarda, Alemanha

 

 

 

 

 

 

 

Alguns destes magníficos figurinos encontram-se preservados na Alemanha e podem ser contemplados no Museu Neue Staatsgalerie de Estugarda. Vale a pena a visita!

O GOOGLE também lhe prestou uma simpática homenagem com um doodle !

Doodle do Google

 

 

 

 

 

 

 

 

BIBLIOGRAFIA:

DROSTE, Magdalena, Bauhaus – bauhaus archiv – 1919|1933, Benedikt Taschen, 1992 

Oskar Schlemmer: Viagem histórica aos primórdios da modernidade

Comentários


Post navigation


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *