Dicas para Empreendedores

Tu aí que estás ansioso para dar a conhecer ao mundo a tua ideia mirabolante, este artigo é para ti! Não te iludas. Criar um negócio online viável num mundo tão saturado como este em que vivemos não vai ser fácil, mas tenho a certeza que vontade e proatividade não te faltam. Para te guiar nesta aventura deixo-te algumas dicas. Presta atenção!

  1. Inspira-te!

Se ainda não tens uma ideia de negócio concreta ou queres melhorar a que tens, estuda e analisa modelos de negócio e empresas já estabelecidas no mercado e mesmo aquelas que falharam. Aprende com o sucesso e com os erros que já foram cometidos. Percebe o que pode correr mal e o que tens que melhorar.

  1. Trabalha a tua ideia!

Não é “pêra doce” passar do papel para o terreno. Podes ter a melhor ideia do mundo mas se não for viável o teu negócio está condenado ao fracasso. Por isso, é fundamental que trabalhes a tua ideia e que testes o teu modelo de negócio até à exaustão! Pede opiniões, críticas e sugestões.

  1. Forma a tua equipa!

Junta pessoas em quem confies e em quem reconheças potencial. Pessoas com quem te identifiques. Os negócios são feitos de pessoas. É fundamental que escolhas as certas e que formes uma equipa multidisciplinar conforme as necessidades do modelo de negócio que definas.

  1. Agarra o momento!

O momento de entrada no mercado pode ser decisivo para o sucesso do teu negócio. Define um calendário de ações com base numa análise prévia da tua concorrência e do estado do mercado. Podes (e deves) ir adaptando os próximos passos aos avanços da concorrência e não ter medo de arriscar.  Se pensas atuar num mercado onde há pouca concorrência e não existem grandes players a tua oportunidade pode ser ainda maior!

  1. Conhece o teu público!

Não te deixes deslumbrar pelo mundo que criaste. Lembra-te que, do outro lado do ecrã, existe uma pessoa com sentimentos, medos, frustrações, ideologias e valores que podem ser diferentes dos teus. Trabalha para cada pessoa individualmente. Oferece-lhes mais do que elas esperam receber.

 

Muito importante: não tenhas medo de falhar. Comete erros e retira uma lição de cada uma deles. Aposta na melhoria contínua do teu modelo de negócio e faz testes constantes. Se estás prestes a embarcar na grande aventura do empreendedorismo online esperam-te tempos conturbados. O segredo é não desistir.

Negócios Online: 5 Dicas para Empreendedores

Comentários


Post navigation


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *