2019 promete em termos de Marketing Digital e as principais tendências para este ano já começam a ser vislumbradas!

Em virtude do nascimento de novas tecnologias e da mudança de comportamento dos consumidores, a comunicação das empresas necessita de ser adaptada para que os seus esforços continuem a ter sucesso. Desde o crescimento da pesquisa por voz, ao uso de chatbots, as tendências são várias e prometem muitas e novas formas das marcas se relacionarem com os consumidores.

O Raio do Blog não quer que “fiques de fora” e, por isso, reuniu algumas das principais tendências de Marketing Digital que vão marcar 2019.

Continua a ler!

 


1) Participação dos utilizadores na comunicação da marca

 

Já é inegável que os utilizadores de uma marca são os maiores veículos de comunicação da mesma e, por isso, as marcas já começaram a perceber o potencial de aproveitar e incentivar a partilha de conteúdo próprio.

Um estudo da Stackla indica que os consumidores têm 3x mais probabilidades de considerar um conteúdo como autêntico se ele for feito por uma pessoa do que por uma marca. Sendo a autenticidade um fator importantíssimo na decisão de escolha dos consumidores, esta torna-se uma questão fundamental a ser trabalhada.

A Crown Resorts, estabelecimentos de entretenimento, ou a Pawstruck, marca de comida para cães, são exemplo de empresas que incentivam regularmente a partilha de experiências por parte dos seus consumidores, aproveitando, inclusive, muitas vezes esses conteúdos para criar anúncios.

 

2 – Aumento das pesquisas de voz

 

Diariamente são efetuadas mais de 3 biliões de pesquisas no Google (!) e cerca de 1/3 delas já são feitas por comandos de voz, principalmente através de assistentes pessoais como Alexa ou o Bixby. Mais significativo é que tudo indica que esse número irá aumentar para 50% em 2020.

Isto significa que se um site não estiver otimizado para as pesquisas por voz, já estará a perder uma enorme quantidade de utilizadores e irá perder ainda mais ao longo dos próximos tempos.

Por isso, é necessário direcionar esforços para otimizar o website ou blog para não deixar de fora estes utilizadores da estratégia de marketing digital.

 

3 – Conteúdo altamente específico e personalizado

 

Hoje em dia, os consumidores são bombardeados com um número infindável de conteúdo e mensagens publicitárias e as marcas já começaram a perceber que é preciso haver diferenciação para se conseguirem destacar e captar a atenção do seu público.

O conteúdo altamente especializado e focado está a ganhar cada vez mais relevância, afirmando-se como uma estratégia de elevado valor para 2019.

A tendência é que os conteúdos incidam sobre as necessidades específicas de um grupo de utilizadores, atingindo um menor número de pessoas, de cada vez, mas de uma forma muito mais efetiva com maior taxa de sucesso de conversão. Esta estratégia incidirá, por exemplo, no email marketing onde haverá uma maior exigência de segmentação de listas de contactos para maior personalização da comunicação.

 

4 – Uso de Chatbots

 

Os chatbots afirmaram-se, definitivamente, em 2018 e a tendência é que continuem a crescer em 2019.

Estes robôs servem para interagir com o público, através de canais de mensagens, de uma forma automatizada e mais completa. Através de uma configuração inicial, podem responder a questões usuais, ajudar os clientes a comprar produtos online, reservar bilhetes para eventos ou mesas de restaurantes, entre muitas outras funções.

As aplicações de mensagens online, como o Messenger ou o Whatsapp, têm biliões de utilizadores que trocam um número de mensagens infindáveis entre si e portanto são plataformas com muito potencial para as marcas estarem presentes e aproveitarem as potencialidades dos chatbots.

 

 

5 – Realização de Livestreams e Stories

 

O uso de vídeo nas estratégias de comunicação digital explodiu nos últimos anos e, com ele, trouxe várias tendências, nomeadamente as livestreams e as stories.

As plataformas de redes sociais potencializaram este tipo de conteúdos e em 2019 será o ano de afirmação dos mesmos, especialmente das livestreams.

Estas livestreams consistem em transmissões ao vivo via ferramentas como o Youtube Live, Facebook Live ou Instagram Live, entre outras menos conhecidas. Tornaram-se recentemente populares entre as marcas e os consumidores porque permitem a estes últimos vislumbrar os bastidores de uma empresa em tempo real.
Deste modo, é uma oportunidade das marcas mostrarem autenticidade e humanizarem-se, aproximando-se do seu público alvo e fortalecendo a relação com eles.

 

Preparados para enfrentar 2019?

Já conheces as Tendências de Marketing para 2019?

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