Olá 2018, olá novas tendências.
Com o início de um novo ano, surge a importância de nos atualizarmos e tirarmos as nossas conclusões para que o nosso trabalho nos traga vitórias! Assim, reuni algumas das tendências mais “hot” do digital para 2018.
(rufar de tambores)
- Chatbots
Em 2018, os chatbots irão destacar-se como uma ferramenta essencial no apoio, relacionamento e serviço ao cliente.
Para além de proporcionar uma experiência mais rápida e dinâmica, esta ferramenta acaba por permitir uma relação mais estreita entre o cliente e a marca acabando, ao mesmo tempo, por reduzir as etapas do processo de compra online.
Parece que as pessoas preferem conversar e esclarecer as suas dúvidas com robôs por obterem respostas mais imediatas e objetivas.
Em Portugal, empresas como o Continente e o El Corte Inglés são um bom exemplo da aplicação e funcionalidade desta ferramenta!
- Influenciadores
A tarefa que se impõe este ano para as marcas é partir em busca dos apaixonados que estejam dispostos a representá-las e a produzir conteúdo autêntico transmitindo uma experiência real de consumo. O segredo está em escolher o influenciador certo, com o maior número de seguidores possível e que partilhe conteúdo relacionado com o produto que se pretende vender.
Em troca de todo este “aparato”, o influenciador acaba por tirar partido de descontos, margem de lucro e mesmo produtos gratuitos! Alguns deles acabam por fazer desta prática carreira conseguindo um rendimento mensal.
Em Portugal, a Prozis é um excelente exemplo desta prática.
- Social Media Search
É em 2018 que as redes sociais mais vão pesar no que toca a pesquisa de marcas. Para além da utilização social e da interação com os amigos, irão revelar-se um concorrente à altura dos motores de pesquisa. As pessoas parecem começar a esquecer-se que existe todo um mundo para explorar para além do Facebook. Claro está que as marcas acompanham este fenómeno e precisam de estar onde o seu público está.
- Streaming
É certo que a curiosidade move montanhas. Neste caso em concreto, move as marcas a investir no conteúdo produzido em tempo real. Não há como resistir à tentação de clicar numa notificação que nos alerta para o que alguém está a dizer ou a fazer naquele momento. Nunca se sabe se nos pode interessar (preciosismos de um típico português).
Trata-se de uma oportunidade de interação valiosa para as marcas e de uma oportunidade a não perder para o consumidor que quer partilhar a sua opinião ou expor uma dúvida em tempo real (as pessoas gostam de ser ouvidas).
- Realidade Aumentada
Será que estamos à espera que as tecnologias se tornem tão humanas quanto os nossos amigos? Parece um pouco assustador. No entanto, caminhamos nessa direção. Depois do fenómeno do Pokémon Go as marcas passaram a estar mais atentas à realidade aumentada.
A indústria da moda começa a aplicar este conceito em provadores virtuais nos quais é possível perceber como assenta uma peça de roupa sem ter que a experimentar (tenho que confessar que isto me parece espetacular). A Topshop desenvolveu este conceito na Rússia e deixou os consumidores entretidos durante 3 dias!
Espero ter-vos dado trabalho para o ano inteiro!