Olá 2018, olá novas tendências.

Com o início de um novo ano, surge a importância de nos atualizarmos e tirarmos as nossas conclusões para que o nosso trabalho nos traga vitórias! Assim, reuni algumas das tendências mais “hot” do digital para 2018.

(rufar de tambores)

  1. Chatbots

Em 2018, os chatbots irão destacar-se como uma ferramenta essencial no apoio, relacionamento e serviço ao cliente.

Para além de proporcionar uma experiência mais rápida e dinâmica, esta ferramenta acaba por permitir uma relação mais estreita entre o cliente e a marca acabando, ao mesmo tempo, por reduzir as etapas do processo de compra online.

Parece que as pessoas preferem conversar e esclarecer as suas dúvidas com robôs por obterem respostas mais imediatas e objetivas.

Em Portugal, empresas como o Continente e o El Corte Inglés são um bom exemplo da aplicação e funcionalidade desta ferramenta!

  1. Influenciadores

A tarefa que se impõe este ano para as marcas é partir em busca dos apaixonados que estejam dispostos a representá-las e a produzir conteúdo autêntico transmitindo uma experiência real de consumo. O segredo está em escolher o influenciador certo, com o maior número de seguidores possível e que partilhe conteúdo relacionado com o produto que se pretende vender.

Em troca de todo este “aparato”, o influenciador acaba por tirar partido de descontos, margem de lucro e mesmo produtos gratuitos! Alguns deles acabam por fazer desta prática carreira conseguindo um rendimento mensal.

Em Portugal, a Prozis é um excelente exemplo desta prática.

  1. Social Media Search

É em 2018 que as redes sociais mais vão pesar no que toca a pesquisa de marcas. Para além da utilização social e da interação com os amigos, irão revelar-se um concorrente à altura dos motores de pesquisa. As pessoas parecem começar a esquecer-se que existe todo um mundo para explorar para além do Facebook. Claro está que as marcas acompanham este fenómeno e precisam de estar onde o seu público está.

  1. Streaming

É certo que a curiosidade move montanhas. Neste caso em concreto, move as marcas a investir no conteúdo produzido em tempo real. Não há como resistir à tentação de clicar numa notificação que nos alerta para o que alguém está a dizer ou a fazer naquele momento. Nunca se sabe se nos pode interessar (preciosismos de um típico português).

Trata-se de uma oportunidade de interação valiosa para as marcas e de uma oportunidade a não perder para o consumidor que quer partilhar a sua opinião ou expor uma dúvida em tempo real (as pessoas gostam de ser ouvidas).

  1. Realidade Aumentada

Será que estamos à espera que as tecnologias se tornem tão humanas quanto os nossos amigos? Parece um pouco assustador. No entanto, caminhamos nessa direção. Depois do fenómeno do Pokémon Go as marcas passaram a estar mais atentas à realidade aumentada.

A indústria da moda começa a aplicar este conceito em provadores virtuais nos quais é possível perceber como assenta uma peça de roupa sem ter que a experimentar (tenho que confessar que isto me parece espetacular). A Topshop desenvolveu este conceito na Rússia e deixou os consumidores entretidos durante 3 dias!

Espero ter-vos dado trabalho para o ano inteiro!

5 Tendências do Digital para 2018

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