Início do ano é tempo de balanços e, claro, previsões! Embora não ditem regras, é sempre interessante observar quais são as principais tendências que se avizinham para o novo ano no mundo da criação gráfica.

Assim, 2018 vai ser um ano de…

  • BIPOLARIDADE

O efeito duotone veio para ficar.  Recentemente, tornou-se conhecido como “efeito Spotify” pela sua utilização extensa na plataforma e tem sido cada vez mais usado em campanhas e materiais de comunicação. Um outro exemplo deste efeito foram alguns materiais do filme “Moonlight”, que venceu o Óscar de melhor filme no ano passado.

    

 

  • EXPOSIÇÃO

A dupla exposição, uma técnica de fotografia consiste em expor um negativo ou diapositivo múltiplas vezes para criar um efeito de duas imagens sobrepostas.
Já tem sido tendência nos últimos anos e continua bastante popular, multiplicando-se os exemplos de trabalhos gráficos com esta técnica.
Podemos encontrar exemplos muito interessantes desta técnica associado ao duotone. 

  • TRANSIÇÃO

A seguir aos relógios de bolso e padrões de xadrez, os gradientes foram outra “moda” que veio para ficar.
Se quando o Instagram mudou de logótipo várias vozes de indignação se elevaram,  agora por todo o lado, do impresso ao digital, se multiplicam os gradientes, dos mais arrojados às transições suaves de cor. E bem!

 

  • ANIMAÇÃO

A animação é outra tendência que está cá para ficar. O mundo mexe-se a um ritmo cada vez mais acelerado (o mundo figurativo e não o planeta Terra, entenda-se!) e, por isso, a comunicação e imagem tem que acompanhar.  Em gif, cinemapgraph ou vídeo, o que importa é o movimento!

    

 

  • MUTAÇÕES

Já lá vão tempos em que os logótipos eram estáticos e imutáveis. Hoje é importante que o elemento-chave da comunicação gráfica de uma marca – o seu logo – seja adaptável aos suportes e contextos em que vai estar inserido.
Se as novas marcas já se desenham para esta realidade, até as mais estabelecidas criam novas formas de simplificação e/ou adaptação dos seus logótipos.

 

  • REVIVALISMOS

Talvez para quebrar com a melancolia dos tempos, as cores são cada vez mais vivas, brilhantes e fortes! A inspiração anos 80, com cores fluorescentes e néon volta a dominar, como podemos ver na ilustração, no mundo digital e mesmo no cinema.

    

 

  • PERSPECTIVAS

Num mundo rápido e de necessidade de comunicação direta, os ícones ganham cada vez mais importância.
Para 2018, e rompendo com o flat design que tem sido utilizado, prevê-se a utilização crescente da perspectiva isométrica (uma forma de projetar o desenho em que objetos 2D são compostos num plano para um efeito tridimensional) em ícones e ilustrações, para dar profundidade e dimensão.

 

 

  • MENSAGENS

Em 2018 podemos esperar um aumento do uso da tipografia em 3D e 3B: Bigger, Brighter, Bolder.

Geométricas, desenhadas à mão, ou serifadas, as fontes vão ganhar destaque e protagonismo na comunicação, funcionando não só como meio para passar a mensagem, mas também como um elemento gráfico e decorativo.

 

Qual é a vossa tendência favorita?

Fontes:
99designs.pt/blog/trends/logo-trends-2018/ | graphicmama.com/blog/graphic-design-trends-2018/ | www.creativebloq.com/features/graphic-design-trends-for-2018 | creativemarket.com/blog/10-graphic-design-trends-for-2018 | www.designerd.com.br/tendencias-de-design-grafico-e-web-para-2018/ | marketingdeconteudo.com/tendencias-de-design/ | blog.printsome.com/graphic-design-trends-2018/
E as tendências de DESIGN em 2018 vão ser…

Comentários


Post navigation


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *