Hoje falamos de Publicidade. Aquela Publicidade que se fazia há décadas atrás, onde a palavra Design descansava – ainda – em paz.

É fascinante olhar para o início do século XX e contemplar os fascinantes cartazes de Publicidade tão coloridos e simbólicos, produzidos com poucos recursos tecnológicos. A incrível noção de estética aliada a belíssimas fontes tipográficas e grafismos perfeitos.

Grandes criativos deram asas a campanhas publicitárias de uma força intemporal, como Raul de Caldevilla (fundador da Invicta Filmes) com o seu Chá nas nuvens – feito em 1917 – na cidade do Porto. A ideia da campanha era publicitar as bolachinhas Petit Beurre da Fábrica Invicta, que tão bem acompanhavam o chá. Dois acrobatas subiram à Torre dos Clérigos na baixa portuense e ficaram suspensos no cimo da torre a tomar chá e bolachas, atirando simultaneamente panfletos publicitários das Petit Beurre a todos os transeuntes. Em baixo, deixo uma fotografia do magnífico cartaz desta campanha vanguardista, que esteve exposto na Sociedade Nacional de Belas Artes em Lisboa, integrado na exposição Raul de Caldevilla – Cartazes de Sonho, tão bem produzidos na Gráfica do Bolhão.   A campanha referida supra foi concebida e realizada pela nova secçao cinematográfica  e que se designava  por Empresa Técnica Publicitária Film Gráfica Caldevilla.

Publicidade cartazes gráfico antigo petit beurre grafica do bolhao raul de caldeville

 

 

 

 

 

 

 

 

Chá nas Nuvens, Raul de Caldeville, 1917

Como bem lembra Theresa Lobo, até à decada de 20, não havia muitos artistas conhecidos a realizar cartazes publicitários.  A chegada a Portugal em 1928 do suiço Fred Kradolfer foi fundamental -“como formula sistemática de trabalho de estratégia de comunicação”.

O cartaz foi um dos mais importantes meios de propaganda e publicidade estando relacionado com o desenvolvimento e a importância que estas actividades assumiram na vida contemporânea – refere bem  TL num trecho sobre a  génese do cartaz publicitário.

A Publicidade que dizem ser filha da Propaganda, nasce assim da necessidade de dar a conhecer produtos, exposições e espectáculos que no final do século XIX- com o seu grande desenvolvimento industrial – surgiram em grande numero e severa concorrência.

Pensando em PUBLICIDADE… será excessivo afirmar que aquilo que não se conhece, não existe?

Petit beurre grafica bolhao grafico melhores cartazes publicidade

Bolachas Petit Beurre Invicta, ETP, 1917

Sabonete Aregos, ETP, 1917

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Escola Raul Doria, ETP 

 

Ferro Quinol, ETP, 1910

 

Termas Luso, Belarte, 1941

 

Cartaz – ETP, Palácio de Crystal

 

Cartaz de Publicidade, Irmãos Unidos, Lda, Anos 40

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fred Kradolfer, 1931

 

Pneus Mabor, António Cruz Caldas, Bertrand, 1947

Fred Kradolfer, Máquina de Costura Oliva 1948

 

11 Cartazes Publicitários do Século XX

Comentários


Post navigation


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *