Oi galera! Aproxima-se o momento mais aguardado do ano no Brasil. O pico do verão e a razão de um ano dedicado a um só acontecimento: o Carnaval. Como sabes, o país para para aproveitar a folia e a diversão nas ruas ao som do samba.

No backstage de todo este acontecimento estão horas, dias, meses de trabalho de equipas inteiras dedicadas ao planeamento de campanhas e ativações de marca. Parece que não se medem medidas no que toca ao investimento em publicidade nesta altura. Está previsto que seja gasto “qualquer coisa” como 56 milhões de reais em Marketing.

O Facebook decidiu ser simpático e divulgar insights que podem ajudar os estrategas já exaustos de tanto planeamento a definir e aprimorar as suas campanhas online. Ora aqui ficam alguns:
– Conteúdos em dispositivos móveis são publicados 8,5 vezes mais do que no desktop na plataforma;
– Festas, Blocos de rua, Alimentação, Negócios, desfiles das tradicionais Escolas de Samba, Viagens e Fantasias são os temas mais falados na rede social;
– Alguns destes temas foram mencionados por um público com uma faixa etária bastante abrangente. Quer pelos jovens entre os 18 e s 24, quer pelos mais velhos com idade superior a 55 anos;
– São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Curitiba e Salvador são os principais locais onde é efetuado o check-in no Facebook.
Os anunciantes e as marcas têm já meio caminho andado para campanhas de sucesso.

Por falar em campanhas, em altura de festa, folia e exageros, os temas chave são o álcool, as drogas e o sexo.
Todos os anos são lançadas diversas campanhas de sensibilização e alerta para comportamentos de risco. Ficam alguns exemplos de campanhas de sucesso para inspiração!

 

Campanha de Carnaval – Bebida e Direção. Pule Fora Dessa.
Esta iniciativa do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes – Parada pela Vida, um movimento do Ministério das Cidades com a Denatran, mobiliza agentes públicos e a sociedade civil com o objetivo de reduzir a violência no trânsito.

 

A campanha “Neste carnaval, perca a vergonha, mas não perca o respeito” chama a atenção do público sobre a importância de manter a festa livre de assédio e violência.
Ao slogan principal, somam-se os comandos “Neste carnaval, perca a vergonha. Denuncie. Ligue 180” e “Neste carnaval, perca a vergonha. Proteja-se. Use camisinha”.

 

Esta campanha visa consciencializar a população sobre a importância de identificar as crianças que vão participar da folia carnavalesca, assegurando uma redução do número de menores perdidos.

 

   

A Campanha de Prevenção à SIDA no Carnaval 2016 tem como slogan: “Deixe a camisinha entrar na festa“. Ela reforça o preservativo como a mais importante arma de combate ao HIV.

Por cá, divertimo-nos com menos samba mas com a mesma vontade 🙂 Bom Carnaval!

Fonte: http://propmark.com.br/digital/facebook-apresenta-tendencias-para-marcas-durante-carnaval-2018

Os números do Facebook e o Carnaval do Brasil

Comentários


Post navigation


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *