Quando começámos o We Blog You, em 2012, o maior boom de blogs ainda não tinha acontecido. A comunidade de bloggers e leitores era mais pequena mas já muito fiel. Nós éramos leitores assíduos de blogs e, como designers, percebíamos que a grande diferença entre os blogs portugueses e o que se passava lá fora, era a falta de atenção com a forma. Os conteúdos estavam lá mas faltava o resto para que estes blogs fossem mesmo bons e nos deixassem deliciados só de olhar para eles.
Decidimos então criar workshops de design, fotografia e gestão de conteúdos aplicados ao universo blogger, para que assim qualquer pessoa pudesse aprender mais sobre isto de criar e gerir a sua própria imagem. Hoje, para além dos workshops fazemos design de blogs, mudámos a cara dos mais lidos do país e, hoje, tal como tínhamos sonhado, todos os bloggers passaram a estar mais preocupados com a forma e com a maneira como mostram os seus conteúdos.
Alguns blogs são pessoais, outros são a montra de um negócio, e até as empresas já perceberam que ter um blog é a melhor forma de estar perto dos clientes. Os blogs nascem todos os dias, são cada vez mais, e todos querem o seu espaço e o seu público.
Não será então de estranhar que a pergunta mais comum em todos os nossos workshops e caixas de comentários continue a ser: O que é um bom blog?
Não existe uma fórmula matemática que vos leve ao sucesso, mas juntámos 5 dicas que certamente vos vão ajudar.
- Sejam apaixonados.
Todos os dias surgem blogs, e alguns nascem com o objectivo de fazer dinheiro e ter retorno imediato. Nós achamos que este é o motor errado para arrancar um blog, primeiro porque pode nunca acontecer e a vossa frustração só vai aumentar, segundo porque o trabalho vai ser muito e para vos dar prazer terá de ser feito por gosto e num primeiro momento, para vocês mesmos. Se pensarem que um post bem feito vos vai demorar pelo menos duas horas a criar, então convém que sejam totalmente apaixonados pelo tema ou rapidamente vão desistir. Quando se escreve num blog, estamos a comunicar directamente com pessoas reais, que estão à procura de alguém com quem se possam identificar e relacionar. Se o objectivo do vosso blog não for comunicar com pessoas, não vai resultar. Se tudo for honesto e escrito do coração, o retorno financeiro, nas suas mais variadas formas, acabará por acontecer.
- Uma imagem vale mais que 1000 palavras.
O que escrevem no blog representa só 50% do conteúdo e as imagens são os outros 50%. Estes últimos, são aqueles que nos prendem e que nos fazem querer ficar mais tempo e ler. Dediquem tempo à fotografia, esforcem-se por ter imagens originais e apelativas. Pensem de maneira minimalista, não precisam complicar, tenham boas referências visuais e pratiquem muito. Se fizerem isto vão notar diferenças de dia para dia e vão conseguir criar imagens bonitas para os vossos blogs.
- Qualidade acima de quantidade.
Se nas redes sociais sentimos que temos de estar presentes a toda a hora, mesmo quando não temos nada para dizer, num blog a situação deve ser diferente. Não produzam conteúdos vazios só porque tem de ser e porque acham que é dia de sair um post. Olhem para o vosso calendário, percebam realisticamente quantos posts com conteúdo interessante conseguem criar por semana e comprometam-se com esse número. Se for apenas um por semana é mais do que suficiente desde que seja relevante, e os vossos leitores não vão deixar de vos seguir por este motivo, pelo contrário, saberão que uma vez por semana terão ali um post interessante e que vão querer devorar.
- Criem amizades.
Os números que aparecem nas estatísticas das visitas não são apenas números, são pessoas que guardaram um pouco do seu dia para vos ler. Como tal, façam o mesmo de volta. Comentem muito, respondam a quem vos lê e criem amizades. Isto não só vos vai ajudar a aumentar as visitas do vosso blog como vai torná-lo um espaço amistoso e mais apelativo. O mesmo se aplica às vossas redes sociais.
- Não desistam.
Se ter um blog fosse uma corrida, seria uma maratona e não um sprint. Encontrar uma voz própria é algo que demora tempo, não é expectável que aconteça de um dia para o outro. O mesmo acontece com os vossos leitores, encontrar o nicho de pessoas que está interessado em vocês e no que têm para dizer pode levar algum tempo. Muitas pessoas desistem porque não têm o número de seguidores que queria, mas esquecem-se de pensar naqueles que já lá estão diariamente a acompanhar. É nesses que têm de pensar nem que sejam apenas 50. Imaginem-se a falar para 50 pessoas numa sala para porem tudo em perspectiva. Já são muitos não são?
Não se comparem aos outros e não calculem o vosso sucesso pelas medidas dos outros. Como vêem não há propriamente uma fórmula mas se tudo for feito de cabeça e coração, não há como o vosso blog não se tornar um sucesso.