O Gervásio era um macaco. Ele ensinava a reciclar. Lembram-se do Gervásio?

Pois é. Já em 2008, no início do frenesim das campanhas para salvar o planeta, surge um singelo mas poderoso spot publicitário com o slogan: “Se o Gervásio consegue, tu também conseguirás”. Foi uma inesquecível e tocante campanha para despertar os cuidados básicos a ter, numa tentativa desenfreada de salvamento, perante todos os males que fomos fazendo ao nosso planeta ao longo dos anos. Um ano antes, Al Gore tinha estado em Portugal a mostrar o seu chocante documentário “Verdade Inconveniente” e parece que desde aí, a verdade, foi piorando.

É notícia diária nos jornais e redes sociais, as toneladas de plástico que vão parar aos oceanos e posteriormente engolidos pelos seres vivos que lá habitam. É uma realidade deveras devastadora quando percebemos que as nossas tentativas de melhorar a qualidade de vida de todos nós neste planeta, são de facto, insuficientes. Temos de continuar a tentar fazer melhor e cada um à sua maneira.

Hoje, deixo aqui algumas manifestações gráficas, fotográficas, escultóricas e multimédia, que demonstram, sem tabus, esta violenta história da contemporaneidade.

 

a) O Museu do Mar da Galiza criou este vídeo de sensibilização que deu que falar nas redes sociais.

Un planeta sen plásticos

Un interesante video…non deixedes de miralo!

Publicado por Museo do Mar de Galicia em Quinta-feira, 7 de Junho de 2018

 

 

b) PLASTICUS MARITIMUS é um projeto pessoal de uma bióloga que se dedica a recolher todo o plástico – e afins – das praias portuguesas, montando porteriormente pequenas assemblages com tudo o que encontra. Uma espécie de performer portuguesa, que através das suas intervenções plásticas, faz um gigantesco contributo na vida marítima das espécies. Podem conhecer mais o seu trabalho aqui.

 

poluição; plástico.

 

b) Campanha fotográfica da GREENPEACE para o Dia Mundial dos Oceanos. Para saber mais sobre esta campanha clique aqui.

 

 

c) O designer espanhol Adolfo Correa criou esta linha de camisas utilizando plásticos reciclados encontrados na praia e no mar. A camisa foi patrocinada pela cerveja CORONA e pela organização sem fins lucrativos PARLEY FOR THE OCEANS para celebrar o Dia Mundial dos Oceanos.

poluição; olástico; camisas.

 

 

d) O estúdio de design W+K Amsterdam criou esta belíssima campanha também patrocinada pela Corona. A agência criou enúmeros cartazes e um gigantesco outdoor utilizando kilos de plásticos encontrados no oceano com o intuito de chocar os transeuntes para esta problemática. Podemos apanhar um avião e viajar até ao Reino Unido para contemplar esta obra gráfica/escultórica.

 

 

 

 

 

 

 

 

e) Bordalo II, um artista nacional que está a dar que falar, cria estes “BIG TRASH ANIMALS” com conjuntos de peças que encontra no lixo. Podemos ver alguns dos majestosos trabalhos em Lisboa e no Porto.

bordalo II, poluição, lixo.

 

 

f) A Surfrider Foundation cria diariamente obras gráficas e plásticas que merecem ser vistas no website ou Facebook.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

g) Ao navegar na internet, com este assunto em cima da mesa diariamente, vamos encontrando intervenções de autores desconhecidos, dignas de mérito.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Campanhas Publicitárias de Sensibilização Ambiental Marítima

Comentários


Post navigation


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *