O final da semana passada ficou marcado por um acontecimento catastrófico: o “apagão” temporário do Facebook, ou como quem diz, desta rede social, do Messenger, do Instagram e do WhatsApp.

Foram apenas algumas horas mas foram suficientes para pôr em sobressalto a Internet, com direito a destaque nos Media, espelhando assim a importância que as redes sociais têm na nossa vida.
Para muitas marcas foi bastante duro, com muitos negócios a ficarem completamente inativos durante o tempo do apagão. Na verdade, este acontecimento, serviu para, por um lado, chamar a atenção para o facto de o marketing digital não se limitar às redes sociais e, por outro lado, o Telegram (concorrente do WhatsApp) ganhar 3 milhões de utilizadores em poucas horas.
É fácil perdermo-nos no mundo das redes sociais e deixarmo-nos levar por todos aqueles números de seguidores, comentários, interações, cliques e as outras centenas de métricas que, de uma forma ou outra, vão-nos levando a investir cada vez mais tempo e recursos nestas plataformas. No entanto, é importantíssimo não esquecer que todo este conteúdo não nos pertence!
Se o Facebook ou o Instagram fecharem amanhã, todo o trabalho e dinheiro investido nestas plataformas para criar conteúdo e crescer os seguidores desaparece juntamente com elas.
Assustador pensar nisto, não? Então o que significa isto para as marcas?
Em suma a ideia é: não se pode pôr todos os ovos no mesmo cesto, ou seja, não investir a totalidade das ações de Marketing Digital só no mundo das redes sociais.

As redes sociais são um canal extremamente importante, com inúmeras potencialidades. No entanto, se todo o teu conteúdo, tempo e orçamento estiver concentrado só neste canal, então, por exemplo, durante o “apagão” da semana passada o teu negócio deixou de existir!
Para combater isto é necessário certificar que uma marca consegue comunicar, ser contactável e relevante mesmo sem auxílio das redes sociais. Aqui vão algumas dicas neste sentido:
- Regista o teu negócio em diretórios de empresas e em plataformas apropriadas, como o Google My Business.
- Constrói e mantém atualizado um Blog ou um Website próprio com uma estratégia de SEO bem definida. Apresenta as tuas informações e faz upload do teu conteúdo mais relevante.
- Salvaguarda o teu público! Usa , por exemplo, formulários e conteúdos para capturar os emails e crescer a tua mailing list.
- Desenvolve parcerias com outras marcas relevantes para a tua área de negócio, aproveitando os canais destas e criando sinergias.
- Diversifica a apresentação dos teus conteúdos, nomeadamente vídeo, criando valor para o teu público através de diferentes canais. Por exemplo, desenvolvendo um podcast ou lançando um ebook.
- Não te esqueças do mundo offline e de todas as suas potencialidades!
Esperemos que este “apagão” tenha sido um alerta para muitas marcas! É preciso não esquecer que, num mundo muito ligado (e dependente) de plataformas sociais, estas acabam por ser apenas uma gota no oceano que é o Marketing Digital.