O que é um bom blog?

Quando começámos o We Blog You, em 2012, o maior boom de blogs ainda não tinha acontecido. A comunidade de bloggers e leitores era mais pequena mas já muito fiel. Nós éramos leitores assíduos de blogs e, como designers, percebíamos que a grande diferença entre os blogs portugueses e o que se passava lá fora, era a falta de atenção com a forma. Os conteúdos estavam lá mas faltava o resto para que estes blogs fossem mesmo bons e nos deixassem deliciados só de olhar para eles.
Decidimos então criar workshops de design, fotografia e gestão de conteúdos aplicados ao universo blogger, para que assim qualquer pessoa pudesse aprender mais sobre isto de criar e gerir a sua própria imagem. Hoje, para além dos workshops fazemos design de blogs, mudámos a cara dos mais lidos do país e, hoje, tal como tínhamos sonhado, todos os bloggers passaram a estar mais preocupados com a forma e com a maneira como mostram os seus conteúdos.
Alguns blogs são pessoais, outros são a montra de um negócio, e até as empresas já perceberam que ter um blog é a melhor forma de estar perto dos clientes. Os blogs nascem todos os dias, são cada vez mais, e todos querem o seu espaço e o seu público.

Não será então de estranhar que a pergunta mais comum em todos os nossos workshops e caixas de comentários continue a ser: O que é um bom blog?
Não existe uma fórmula matemática que vos leve ao sucesso, mas juntámos 5 dicas que certamente vos vão ajudar.

  1. Sejam apaixonados.
    Todos os dias surgem blogs, e alguns nascem com o objectivo de fazer dinheiro e ter retorno imediato. Nós achamos que este é o motor errado para arrancar um blog, primeiro porque pode nunca acontecer e a vossa frustração só vai aumentar, segundo porque o trabalho vai ser muito e para vos dar prazer terá de ser feito por gosto e num primeiro momento, para vocês mesmos. Se pensarem que um post bem feito vos vai demorar pelo menos duas horas a criar, então convém que sejam totalmente apaixonados pelo tema ou rapidamente vão desistir. Quando se escreve num blog, estamos a comunicar directamente com pessoas reais, que estão à procura de alguém com quem se possam identificar e relacionar. Se o objectivo do vosso blog não for comunicar com pessoas, não vai resultar. Se tudo for honesto e escrito do coração, o retorno financeiro, nas suas mais variadas formas, acabará por acontecer.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. Uma imagem vale mais que 1000 palavras.
    O que escrevem no blog representa só 50% do conteúdo e as imagens são os outros 50%.  Estes últimos, são aqueles que nos prendem e que nos fazem querer ficar mais tempo e ler. Dediquem tempo à fotografia, esforcem-se por ter imagens originais e apelativas. Pensem de maneira minimalista, não precisam complicar, tenham boas referências visuais e pratiquem muito. Se fizerem isto vão notar diferenças de dia para dia e vão conseguir criar imagens bonitas para os vossos blogs.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  1. Qualidade acima de quantidade.
    Se nas redes sociais sentimos que temos de estar presentes a toda a hora, mesmo quando não temos nada para dizer, num blog a situação deve ser diferente. Não produzam conteúdos vazios só porque tem de ser e porque acham que é dia de sair um post. Olhem para o vosso calendário, percebam realisticamente quantos posts com conteúdo interessante conseguem criar por semana e comprometam-se com esse número. Se for apenas um por semana é mais do que suficiente desde que seja relevante, e os vossos leitores não vão deixar de vos seguir por este motivo, pelo contrário, saberão que uma vez por semana terão ali um post interessante e que vão querer devorar.

 

  1. Criem amizades.
    Os números que aparecem nas estatísticas das visitas não são apenas números, são pessoas que guardaram um pouco do seu dia para vos ler. Como tal, façam o mesmo de volta. Comentem muito, respondam a quem vos lê e criem amizades. Isto não só vos vai ajudar a aumentar as visitas do vosso blog como vai torná-lo um espaço amistoso e mais apelativo. O mesmo se aplica às vossas redes sociais.

 

  1. Não desistam.
    Se ter um blog fosse uma corrida, seria uma maratona e não um sprint. Encontrar uma voz própria é algo que demora tempo, não é expectável que aconteça de um dia para o outro. O mesmo acontece com os vossos leitores, encontrar o nicho de pessoas que está interessado em vocês e no que têm para dizer pode levar algum tempo. Muitas pessoas desistem porque não têm o número de seguidores que queria, mas esquecem-se de pensar naqueles que já lá estão diariamente a acompanhar. É nesses que têm de pensar nem que sejam apenas 50. Imaginem-se a falar para 50 pessoas numa sala para porem tudo em perspectiva. Já são muitos não são?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Não se comparem aos outros e não calculem o vosso sucesso pelas medidas dos outros. Como vêem não há propriamente uma fórmula mas se tudo for feito de cabeça e coração, não há como o vosso blog não se tornar um sucesso.

Há vida no blog!

Comentários


Post navigation


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *